Perguntas criativas: 27 ótimas opções para fazer para alguém

As perguntas criativas que você encontrará neste artigo são perguntas abertas e lidam com questões emocionais com as quais você pode acessar as verdadeiras paixões e medos da pessoa que deseja conhecer melhor.

Assim, de uma maneira divertida e original, você terá conclusões sobre sua personalidade sem ter que ser psicólogo. Mas, caso você tenha dúvidas, também o ajudarei a interpretar as respostas que eles podem lhe dar.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as perguntas criativas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

27 ótimas perguntas criativas para fazer para alguém 

1. Que superpoder você teria?

Isso ajudará você a conhecer os desejos e medos dessa pessoa, porque, na realidade, ela responderá a você sobre suas necessidades ocultas.

Se ela responder que gostaria de se tornar invisível, provavelmente é tímida. Se ela disser que gostaria de voar, certamente valoriza muito a liberdade. Se ela queria poder ler a mente, é que talvez ela tenha sido traída no passado e agora desconfia das pessoas.

Com a resposta dela, pense um pouco e tire suas próprias conclusões. Normalmente, o superpoder que ela escolhe é uma manifestação extrema das emoções que governam sua vida.

2. Se você pudesse ter apenas um hobby, qual seria?

Perguntar sobre hobbies pode parecer típico, mas é uma das melhores perguntas para fazer. Se você quiser evitar respostas como “ler, ir ao cinema ou sair com os amigos”, recomendo que você peça para lhe dizer apenas um. 

Dessa forma, você poderá saber se essa pessoa é atleta, atencioso, competitivo, sociável ou apaixonado.

3. Se você pudesse ir jantar com um personagem histórico, com quem você iria?

Uma excelente pergunta para entender quais preocupações essa pessoa tem. 

Se ela lhe disser que iria com Gandhi, ela certamente tem preocupações humanitárias e sociais. Se ela responder com um ator de Hollywood, ela pode estar mais interessada em fama e popularidade.

4. Você seria capaz de perdoar uma infidelidade se soubesse que essa pessoa realmente te ama?

Cuidado com essa questão, porque ela pode evocar más lembranças se a pessoa sofreu uma experiência semelhante ou levantar suspeitas se ainda não o conhece muito, por isso é melhor reservá-la para você quando houver maior confiança.

Embora sua resposta não precise ser o que ela realmente faria em uma situação com tanta carga emocional, isso ajudará você a avaliar quanto compromisso ela valoriza em um relacionamento.

5. Entre ser a pessoa mais atraente do mundo, mas também a mais pobre, ou a mais rica, mas mais feia, o que você escolheria?

Essa certamente é uma das perguntas legais para fazer. Isso lhe dará pistas sobre se a pessoa valoriza o físico mais do que as posses materiais. Mas é uma questão que gera dúvidas porque riqueza e beleza são valores superficiais e não há melhor um do que o outro.

6. Qual é a maior loucura que você já cometeu em sua vida?

Uma pergunta clássica, mas tremendamente útil, para entender que nível de emoções ela quer em sua vida. 

Isso ajudará você a entender se por trás de sua aparência séria e formal esconde um espírito rebelde, ou se, pelo contrário, prefere estabilidade e poucas surpresas. Você provavelmente também pode ter uma boa ideia de que tipo de infância ela teve.

Certamente uma das melhores perguntas criativas para se fazer.

7. Qual é a sua palavra favorita?

As pessoas geralmente têm cores, filmes, livros, atores, músicas, comidas e lugares favoritos, mas nunca paramos para pensar sobre qual é a nossa palavra favorita. 

Dessa forma, você pode não obter muitas informações sobre a outra pessoa, mas você a fará pensar por um tempo e sua resposta lhe dará pistas sobre seu nível linguístico e cultural.

8. Se você soubesse que ia morrer em exatamente um ano, como mudaria a maneira como vive?

A maioria das pessoas responderá que pararia de trabalhar e se dedicaria a viajar, mas também pode ser uma abordagem muito interessante para descobrir até que ponto valorizam sua família ou entes queridos (se responderem que tentariam passar o máximo de tempo possível com eles).

9. Você prefere viajar para o futuro ou para o passado?

Essa pergunta criativa ajudará você principalmente a deduzir se ela tem preocupações históricas e culturais, ou se prefere a novidade e a emoção de uma viagem a um futuro desconhecido. 

Ela também pode lhe dar uma ideia de que se arrepender profundamente de algo que aconteceu com ela se lhe disser que viajaria de volta para mudar algo em sua vida.

10. Que tipo de personagem famoso você gostaria de ser?

Aqui você pode propor várias opções, como ator, cantor, cientista, político ou atleta. Se a pessoa lhe disser algo como uma estrela do rock, provavelmente significa que ela gosta de ser o centro das atenções e precisa de validação social. 

Se ela responder que gostaria de ser um pesquisador famoso, ela provavelmente é uma pessoa introvertida, calma e atenciosa. Você pode tirar suas próprias conclusões!

11. Como você se descreveria em 3 adjetivos?

Uma pergunta muito poderosa que muitas pessoas não saberão como responder. Peça que elas se aprofundem, que sejam mais específicas. 

Isso lhe dará informações não apenas sobre como elas são, mas também sobre como elas gostariam de ser. Certamente uma das perguntas que fazem pensar.

12. O que você não aguenta nos outros?

A resposta a esta pergunta é complexa de interpretar, mas pode lhe dar informações muito valiosas. Isso porque, o que mais odiamos nos outros pode ser um medo enterrado em nosso inconsciente, um reflexo de nós mesmos que não queremos ver. 

Portanto, se a pessoa lhe disser que odeia as pessoas que querem ser o centro das atenções, isso pode significar que ela se sente solitária e desvalorizada. Em qualquer caso, fique de olho na interpretação.

13. Se você escrevesse tudo o que aconteceu com você até agora em um livro, acha que as pessoas gostariam de lê-lo?

Esta pergunta nasce da preciosa frase motivacional “Faça da sua vida um livro que vale a pena ler”. Isso lhe dará muitas informações sobre se essa pessoa está confortável consigo mesma ou se, pelo contrário, está insatisfeita e se sente amarrada à sua zona de conforto.

Mas o maior interesse está nas nuances que podem surgir na conversa subsequente, já que ela certamente também confessará seus sonhos e projetos a você.

14. Onde seriam suas férias ideais?

Outra pergunta clássica, mas útil. Isso ajudará você a saber qual atitude essa pessoa tem em relação à vida. Alguém que prefere férias deitado em uma rede no Caribe certamente não será tão ativo nos fins de semana quanto qualquer um que queira conhecer culturas exóticas.

15. Se você tivesse que se transformar em um de seus amigos, quem seria e por quê?

A melhor variante do clássico “se você pudesse ser um personagem famoso, qual você escolheria?” porque geralmente não conhecemos a vida das celebridades em profundidade, mas sabemos disso de nossos amigos.

Quando você pergunta isso, as pessoas certamente hesitarão, mas é uma boa pergunta conhecer alguém. Você descobrirá quais qualidades as pessoas admiram. Certamente, uma das perguntas criativas que você deve fazer!

16. O que você gostaria de mudar da maneira como foi criado?

Bem, entramos em uma questão muito emocional. A resposta dependerá em grande parte do grau de confiança entre você e seu interlocutor, mas, de qualquer forma, fará com que ela se abra e te conheça melhor, o que é muito positivo. 

Aqui você pode ter uma ideia do que ela gostaria de ter durante sua infância, seja porque ela o inveja em seus amigos ou porque isso a fez sofrer muito.

17. Se você pudesse comprar apenas uma coisa, o que quer que fosse, o que você compraria?

Será útil para você entender suas prioridades e sonhos na vida. Se ela responder que compraria uma mansão, certamente valoriza a estabilidade e a vida familiar acima de tudo. Se ela lhe disser que uma viagem ao redor do mundo, provavelmente tem um espírito aventureiro e livre.

18. Quais 3 qualidades você mais aprecia em uma pessoa?

As pessoas geralmente respondem a coisas lógicas, como honestidade, lealdade e sinceridade, então você deve pedir a elas para não falar com você sobre valores, mas sobre atitudes ou comportamentos. 

“Que meu parceiro me fala sobre seus problemas quando eles acontecem com ele” ou “que se um amigo acha que eu estraguei tudo, me diga” são exemplos de comportamento.

Esta pergunta ajudará você a descobrir o tipo de relacionamento social e sentimental que a pessoa teve. Certamente, uma das melhores perguntas para interagir.

19. Se você pudesse aprender a fazer algo novo, o que escolheria?

Outra pergunta muito boa para conhecer alguém melhor. Ela irá guiá-lo sobre suas necessidades e desejos mais cotidianos, e sobre o que o envergonha um pouco e quer corrigir.

20. Qual é o último livro que você leu?

Um livro é um grande investimento de tempo. Portanto, a pessoa que lê deve estar disposta a iniciá-lo e convencida a terminá-lo. 

Dessa forma, você obterá muito mais informações sobre o que ela é apaixonada do que se perguntasse a ela sobre o último filme visto.

21. Se você pudesse ser um animal, o que você seria?

Dependendo do animal que ela lhe diz, você poderá saber quais características ela aprecia e como ela se parece: forte, habilidosa, livre, letal, harmonioso, etc. Talvez isso te surpreenda!

22. Qual é a melhor lembrança da sua infância?

Embora essa pergunta não seja muito útil para entender melhor a personalidade de alguém, porque quase todos nós não nos lembramos com carinho de nossa infância, ela ajudará você a criar um estado muito mais emocional em seu interlocutor que o ajudará a conhecê-lo com mais profundidade a partir da conversa que você tem.

23. De que parte do seu corpo você mais gosta?

Esta pergunta é fácil de interpretar porque lhe dirá o atributo físico do qual a pessoa está mais orgulhosa, aquela que foi mais elogiada, ou do qual ela gostaria de poder se gabar porque acredita que atrai o sexo oposto.

24. Onde você gostaria de morar?

É uma maneira muito simples de entender que tipo de vida a pessoa gostaria de levar. Uma vida tranquila no campo? Ou uma vida cheia de estímulos em uma cidade grande? Ela prefere o frio? Ou ela se sente mais confortável em ambientes quentes? 

Sinta-se à vontade para personalizar a pergunta o quanto quiser, seja perguntando a ela sobre um país ou cidade específica.

25. Que motivação move sua vida?

Uma questão muito filosófica, mas talvez uma das mais importantes desta lista para conhecer alguém em profundidade. De fato, uma das melhores perguntas para interagir.

O que mais te motiva? Dinheiro? Reconhecimento social? A família? A apreciação dos seus amigos? Solidariedade? Dessa forma, você pode ter uma ideia muito clara do que move essa pessoa ao tomar decisões.

Também lhe dará informações sobre quais coisas ela pode invejar nos outros, já que quando alguém quer fama e reconhecimento, pode não ser capaz de suportar pessoas que o tenham.

26. Viajar ao redor do mundo sem poder retornar ao seu país, ou nunca o deixar?

Definitivamente uma pergunta difícil de responder. A ideia de viajar ao redor do mundo é atraente, mas desistir de não pisar no lugar onde nasceu de novo é um grande dilema. 

Se ela lhe disser que preferiria viajar pelo mundo, é que ela certamente tem uma alma aventureira e não gosta de estar amarrado a nada ou a ninguém.

Uma das melhores perguntas criativas.

27. Qual foi a última mentira que você disse?

Isso deve ser abordado de uma maneira divertida e leve, já que há pessoas que se sentem desconfortáveis confessando esse tipo de coisa. 

De qualquer forma, a resposta dela pode ser muito reveladora: se a mentira que ela revela a você é inconsequente, ela certamente é uma pessoa muito honesta. 

Gostou de saber mais sobre essas perguntas criativas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Post Anterior: Pode deixar o celular carregando a noite toda?

Comentários estão fechados.