Já pensou em acionar aparelhos de forma remota? Com o kit de automação residencial é possível!

Você conhece o kit automação residencial e já sabe o que é esse processo? Caso não conheça, ou queira saber mais, o lugar é aqui!

A automação residencial era um sonho longínquo nos primeiros anos de literatura de ficção científica ou fantasia científica. No começo do século passado, muitos escritores e leitores sonhavam com casas automáticas que pudessem abrir as cortinas e janelas sozinhas, acordar seus habitantes no horário certo, acender as luzes sozinhas, etc.

Embora ainda não tenhamos alcançado uma completa automatização doméstica, nós já avançamos muito nesse sentido, e hoje em dia, praticamente toda casa pode passar por um processo de automatização residencial e receber atualizações com o que há de melhor no mercado em tecnologia residencial. 

Caso tenha se interessado, venha conhecer conosco novas formas de automação residencial abaixo.

O que é o kit automação residencial?

A ideia de que uma automação residencial venha com a casa na planta é errônea. Uma automação residencial pode ser feita com a casa depois de pronta, na verdade, geralmente acontece assim.

Os dispositivos para isso são anexados ou removidos sem fazer parte da estrutura permanente da casa, e podem ser adaptados a qualquer momento. Hoje em dia já são vendidos kits de automação residencial baseados em kits para arduino.

Nesses kits de automação residencial, você tem todas as ferramentas necessárias para criar projetos de automação residencial, geralmente vendidos com aulas e tutoriais para você realizar seus primeiros projetos, já vem com as placas arduinos, sensores e outros dispositivos básicos necessários.

Como deve ser feita a automação residencial?

Ao realizar uma automação residencial realmente competente, devemos pensar bastante sobre aquilo que é o ideal para cada situação. Como cada lar tem um proprietário com interesses, costumes e necessidades diferentes, a automação deve respeitá-lo e ser feita de modo a atender às suas expectativas.

A automação residencial deve ser feita de acordo com o proprietário, não só em suas ferramentas e projetos, mas também em como será controlada toda essa automação. Tudo deve ser pensado para trazer mais conforto e praticidade para quem vive na casa.

Exemplos para projetos de automação residencial

Vamos conhecer agora os projetos mais comuns de automação residencial. Aqueles que têm mais capacidade de atender uma parcela geral da população e dar mais conforto para diferentes lares. Confira:

Projeto de iluminação

O processo de automação residencial com a iluminação já avançou bastante nos últimos anos. A criação de lâmpadas temporizadas ou com sensor de movimento já reduziram o consumo de energia de muitas casas.

Outra novidade que chegou para aumentar ainda mais a automatização residencial são as lâmpadas inteligentes, que podem ser controladas por aplicativo. Algumas delas também podem programar para desligar e ligar, até mesmo alterar suas cores e criar perfis que variam no decorrer do dia.

Projeto de segurança

Segurança residencial interessa a todos, e projetos de automatização residencial voltados para segurança existem nos mais variados tipos. Há aqueles voltados para os acidentes domésticos, que ativam medidas anti-incêndio automaticamente, como sprinklers.

Há também aqueles destinados à segurança residencial contra intrusos. Projetos criados com kits para arduino não só são capazes de detectar pessoas indesejadas como também emitem um sinal no smartphone do proprietário ao detectar.

Projeto de limpeza

Projetos de limpeza automática também são interessantes para muitos lares. Hoje em dia, já existem robôs que tiram pó sozinhos, e lixeiras automáticas que se abrem ao sinal de aproximação.

Projeto de jardim

Caso você goste de jardinagem, há também automatizações residenciais que podem ser feitas para regar suas plantas de modo programado. Também há projetos de automação de estufas.

Projeto de entretenimento

Com a popularização da tecnologia sem fio, hoje em dia praticamente todo dispositivo de entretenimento como smart TVs e caixas de som podem ser controladas por celular via bluetooth ou com um controle remoto.

Não deixe de aproveitar nossas dicas para avançar na automatização residencial e dar mais praticidade e conforto para sua família no dia a dia com os kits para arduino!

Comentários estão fechados.