Auxiliar de Logística: O que faz? Qual a sua base salarial?

Auxiliar de Logística: O que faz? Qual a sua base salarial?

Para saber sobre a profissão de auxiliar de logística: o que faz, rotina e remuneração, desenvolvemos este conteúdo super completo.

Em comparação com outros cursos, o de auxiliar de logística é bem mais curto, pois é uma graduação de tecnólogo, cuja duração é de apenas 2 anos. Para quem busca uma rápida inserção no mercado, esta faculdade pode ser muito vantajosa.

O auxiliar de logística, em seu ramo profissional, responde por uma fatia considerável de empregos, já que a atividade é exercida no contexto empresarial.

Em outras palavras, toda empresa necessita de pessoas dessa área, de modo a se solidificarem e crescerem.

Essa realidade é especialmente intensa no Brasil, pois o número de empresas tem crescido com os programas governamentais de incentivo, logo, a oferta de emprego para auxiliares de logística aumentou.

Além disso, o profissional da logística pode atuar em qualquer segmento empresarial.

A tendência segue também os cursos de tecnólogo na área. Boas faculdades oferecem cursos completos com preços acessíveis.

O que faz um auxiliar de logística?

Ao descobrir o seu perfil profissional, é interessante entender se o que faz o auxiliar de logística se adéqua às suas inclinações.

Essa profissão contém uma série de características que a posiciona como uma função de extrema importância. Quem trabalha nessa área deve ser extremamente organizado.

A organização é o que faz o auxiliar de logística, por atividades relacionadas à gerência de produtos e serviços de transporte.

É necessário lidar com o planejamento de como usar o espaço físico da empresa, o tempo de realização de entregas e recebimentos.

Além disso, é essencial que pelo menos entenda como encontrar fornecedores de confiança e qualidade.

Em suma, todo processo logístico deve passar pelas mãos desse profissional.

Saber acerca das entradas e saídas de produtos, de quanto tempo podem permanecer no estoque são algumas das práticas diárias acerca do que faz o auxiliar de logística.

No que diz respeito ao transporte dos produtos, esse profissional deve saber buscar os melhores preços e verdadeiros parceiros que possam trabalhar junto à empresa a longo prazo.

Além de habilidades de organização, é requerido desse profissional um tino para lidar com pessoas, visto que ele também se responsabiliza para encontrar um bom fornecedor de produtos.

Logo, o que faz o auxiliar de logística nesse caso é uma tarefa tripla: fazer a seleção de fornecedores, como estabelecer relacionamentos duradouros com eles e como organizar as entregas de produtos e insumos.

Quanto ao conjunto de atribuições do que faz o auxiliar de logística, é possível fazer uma lista das atividades mais comuns, para fins didáticos.

Armazenagem;

Supply chain;

Transporte;

Manutenção de informação.

A armazenagem é uma das atividades mais importantes

Uma empresa necessita de alguém que faça a gerência de insumos e produtos. Em outras palavras, a gestão, organização e supervisão de todos os itens armazenados.

É preciso identificar se há produtos que expiram rapidamente e fazer um sistema para que não haja perdas; verificar quais produtos são mais usados; manter um esquema organizado de monitoramento de entrada e saída de itens no estoque.

E contar com uma lista de fornecedores à pronta entrega é uma excelente dica para não ficar mão!

Tudo o que faz o auxiliar de logística aqui possui a finalidade de otimizar e trazer segurança para a empresa.

Supply chain diz respeito ao fluxo de suprimentos.

É importante que o auxiliar de logística cuide das encomendas, bem como de sua documentação, para que não haja nenhum desequilíbrio na cadeia de suprimentos.

A entrada e saída de produtos e insumos deve ser eficiente e integrada às demandas gerais da empresa.

Transporte é um dos elementos mais importantes do que faz o auxiliar de logística, pois ele cuida das datas, das entregas, da escolha dos veículos e do planejamento de rotas.

Por fim, a manutenção de informação implica em analisar os dados acerca de todos os elementos já mencionados, de forma que o auxiliar de logística possa identificar erros em cada uma dessas tarefas.

Assim, cria melhorias para implantar constantemente.

Qual é a sua base salarial?

Após verificar todas as atribuições do auxiliar de logística: o que faz e como faz, assim como as diferenças entre esse profissional e o assistente de logística, o próximo passo para descobrir mais sobre essa profissão é descobrir a base salarial.

Atualmente, um auxiliar de logística recebe em média R$ 1.380,74, e o teto salarial dessa área é de R$ 2.130,98. Esses valores são calculados ao considerar o pagamento de profissionais que fazem parte do CLT.

Quais cursos tecnológicos são indicados?

Agora que você já conheceu cada atribuição acerca do que faz o auxiliar de logística em seu cotidiano, é o momento de saber quais cursos de tecnólogo são os melhores para iniciar nessa profissão.

Tradicionalmente, o curso oferecido é o de Auxiliar em Operações de Logística, e nessa graduação se encontram as seguintes matérias.

Gestão de armazenagem;

Gerenciamento e controle de estoque

Gestão de suprimentos e produção;

Gestão de distribuição e transporte.

Cada uma dessas disciplinas se traduz, no exercício da atividade profissional, em organizar estoques, aumentar o espaço físico da unidade, tudo sobre produtos, o que inclui embalagens, tipos, duração de cada item, estratégia de compras e como encontrar fornecedores.

Diferença entre assistente e auxiliar de logística

Para exercer o cargo de assistente de logística é preciso ter formação em curso superior, já o auxiliar não necessita ter uma faculdade, apenas o curso técnico. Mas as diferenças se estendem até as atividades desses profissionais.

Sendo assim, o assistente de logística ocupa uma função de orientação da equipe de logística. É por conta desse profissional que fica o planejamento, como das rotas dos veículos e das entregas dos produtos. Já o que faz o auxiliar de logística é dar total apoio ao assistente, na criação de projetos, manutenção do estoque e planos para o transporte.

Conclusão

Com base no que faz o auxiliar de logística, essa profissão se mostra valiosa especialmente para quem é mais jovem e deseja ser inserido no mercado de trabalho. A demanda é constante devido ao aumento progressivo do número de empresas no Brasil.

Trabalhar como auxiliar de logística traz conhecimento prático de áreas do conhecimento diversas. É necessário se tornar um profissional polivalente, que sabe lidar com planejamentos e imprevistos. Ou seja, o trabalho de auxiliar de logística prepara qualquer um para trabalhar em empresas de qualquer segmento.

A experiência adquirida nessa área é sem igual, afinal, o perfil é de uma pessoa organizada, que sabe lidar com pessoas, que gosta de planejar e executar, bem como sabe lidar com imprevistos. Em outras palavras, é preparado para extrair o melhor de cada aspecto da logística e contribuir para o crescimento da empresa.

Portanto, se você se encaixa nesse perfil, busque a qualificação e rapidamente você ocupará o cargo de auxiliar de logística e exercerá uma função importante e compensadora.

Bons negócios!

Post Anterior: Profissional Para Trabalho em Altura: Responsabilidades

Compartilhar