Os Benefícios Das Manutenções em Indústrias

Os Benefícios Das Manutenções em Indústrias

Como sabemos, o ambiente industrial é composto por diversas máquinas e equipamentos. E para que tudo corra conforme o esperado dentro do processo produtivo, é de suma importância que todos estes itens estejam funcionando bem.

Caso contrário, há muito mais chances da produtividade ser afetada e de se perder tempo e dinheiro. E isso é algo que ninguém quer, não é verdade?

Por isso, investir em manutenções industriais é uma ação essencial! 

Continue acompanhando a leitura para saber tudo de mais importante sobre o assunto.

Diferentes tipos de manutenção em indústrias

Primeiro de tudo é importante entender que não existe apenas um tipo de manutenção. Na verdade, existem quatro:

1) Preventiva 

Chamada também de agendada ou programada, visa prevenir falhas ao adotar uma série de medidas periódicas.

2) Preditiva

Atua na inspeção rotineira de equipamentos para identificar irregularidades que podem vir a ser um problema.

3) Corretiva

Depois que uma falha é percebida na operação, é necessário providenciar a correção desse problema, certo? Essa é a manutenção corretiva, que pode ou não ser planejada.

4) Detectiva

Por fim, existe a manutenção detectiva, que busca detectar falhas ocultas ou não perceptíveis.

E quais são os benefícios dessas manutenções industriais?

Inúmeros. Desde evitar falhas até prolongar a vida útil de máquinas e equipamentos. Veja!

Aumento do tempo de vida útil

Ao investir em manutenções regulares, o tempo de vida útil das máquinas e dos equipamentos é prolongado, afinal de contas, os desgastes e problemas são minimizados e/ou evitados.

Então, por exemplo, se na sua indústria há diversos trocadores de calor e eles passam por manutenções periódicas, com certeza estes equipamentos irão durar mais tempo em sua fábrica – o que, inclusive, evita gastos com reparos e trocas.

E isso nos leva ao próximo benefício!

Economia de tempo e dinheiro

Quando um equipamento ou uma máquina começa a falhar ou quebra de maneira repentina, é preciso fazer algo, certo? Afinal, a produção não pode ficar parada.

Agora imagine quais são os custos para trocar ou comprar um equipamento novo. Não é muito melhor e mais barato fazer análises e manutenções e trocar apenas as peças/os itens que estão com defeito ou desgastados?

Além disso, quanto tempo uma máquina parada impacta no processo produtivo? Qual o tamanho do prejuízo? E mais, quanto tempo leva para comprar ou trocar uma máquina ou equipamento?

Por isso, ter um cronograma de manutenções bem estabelecido é de suma importância para evitar essas situações desagradáveis e prejudiciais aos resultados da empresa.

Segurança

A segurança do trabalho é um assunto de extrema importância e que precisa ser levado a sério em qualquer tipo de indústria.

E para isso, além de diversas medidas e ações com os colaboradores, manter as máquinas e equipamentos com a manutenção em dia é também uma forma de garantir mais segurança a todos.

Isso porque, equipamentos e máquinas com problemas e falhas podem gerar inúmeros riscos aos profissionais que trabalham na indústria. 

Portanto, evite isso com manutenções periódicas e assim a indústria terá muito mais segurança pessoal, ambiental e mecânica.

Desempenho e produtividade

Máquinas e equipamentos que passam por manutenções regulares tendem a manter um bom desempenho durante longos períodos. 

Como consequência disso, a qualidade do produto final não é afetada e a produção continua a todo vapor, sem precisar ficar sendo interrompida por conta de falhas e problemas.

Logo, há muito mais eficiência no processo produtivo industrial.

Detecção antecipada de defeitos e danos iminentes

Toda máquina ou equipamento industrial está sujeito a problemas. Isso porque, estes itens são utilizados diariamente e durante horas, logo, podem ter um desgaste natural ou algum revés em determinado momento.

Porém, se a manutenção é feita de maneira adequada, é possível detectar antecipadamente defeitos e possíveis danos iminentes.

E com isso bem monitorado e avaliado, é possível adotar medidas para que o problema não se torne algo ainda maior.

Credibilidade e imagem da empresa

As indústrias, assim como quaisquer outras empresas, possuem prazos e datas de entrega. 

Por isso, investir em manutenções que contribuem para um bom andamento das operações e não gerem períodos de inatividade é fundamental.

Dessa forma, o processo produtivo é mantido e os prazos/datas de entrega são respeitados, evitando atrasos e problemas relacionados.

Tudo isso gera mais credibilidade à empresa e melhora a imagem dela diante das pessoas e de clientes.