Vários mortos e feridos após explosão em hotel de Havana

Uma mortal explosão em hotel de Havana nesta sexta-feira, abrindo um corte de vários andares na lateral do prédio, causou morte de pelo menos nove pessoas e enviando outras 30 ao hospital, disseram testemunhas a mídia estatal.

Falando do local na televisão cubana, o presidente Miguel Diaz-Canel disse que a explosão no histórico Hotel Saratoga parece ter sido causada por um vazamento de gás.

“Em nenhum caso foi uma bomba ou um ataque”, disse ele à Reuters mais tarde ao deixar o hospital Calixto Garcia da capital, onde muitos dos feridos foram tratados. “É apenas um acidente muito infeliz.”

A explosão, no entanto, causou uma breve onda de pânico no bairro histórico de Havana, que gradualmente começou a reabrir aos turistas depois que a pandemia atingiu o crucial setor de turismo da ilha.

Centenas de cubanos e turistas se reuniram para assistir o incidente sob o sol quente do Caribe, enquanto a polícia isolava a área ao redor do hotel. Muitos especularam sobre a causa da explosão enquanto ambulâncias e equipes de resgate carregavam vítimas dos destroços.

A TV estatal informou que os esforços de busca e resgate estão em andamento e disse que não está claro se outras vítimas permaneceram presas nos escombros.

O governo ainda não divulgou as nacionalidades das vítimas, disse a TV estatal.

O hotel, instalado em um prédio com mais de um século, estava fechado e apenas trabalhadores estavam dentro no momento da explosão, acrescentou o canal estatal, citando Roberto Enrique Calzadilla, representante da empresa militar que opera muitos dos hotéis do país.

Em uma entrevista transmitida, Calzadilla disse que o hotel de 96 quartos deve reabrir nos próximos dias e que os trabalhadores no local estão fazendo os preparativos finais.

Ele também disse que um vazamento de gás parecia ser a causa. “Os trabalhadores estavam… fazendo reparos para abrir a propriedade pela manhã, reabastecendo o gás, e parece que algum acidente causou a explosão”, disse ele.

A explosão cobriu o prédio e as ruas ao redor em nuvens de fumaça preta.

A polícia e as equipes de resgate agiram rapidamente para isolar alguns prédios governamentais próximos, incluindo o histórico Capitólio, ou prédio da capital.

Uma foto da cena mostrou o que parecia ser pelo menos um corpo com um pano branco sobre ele. A um quarteirão da explosão, um homem carregou uma mulher gritando de dor para uma clínica, enquanto espectadores imploravam por informações sobre seus entes queridos.

O estiloso Hotel Neoclássico Saratoga foi remodelado por uma empresa britânica após a queda da União Soviética e por muitos anos foi considerado o lugar para hospedar funcionários do governo e celebridades visitantes.

Recentemente, perdeu um pouco do brilho com a abertura de novos hotéis em Havana, mas ainda era um local cinco estrelas.

(REUTERS)

Comentários estão fechados.