Fórum Norte Export discute atividade portuária em Amapá

Fórum Norte Export discute atividade portuária em Amapá

Nos próximos dias 28 e 29 de setembro, em Amapá, ocorrerá o Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, contando com a presença de diversos especialistas da área e autoridades políticas do país.

O Norte Export será o primeiro de muitos eventos promovidos pelo Brasil Export, e sua transmissão será veiculada via Internet para que autoridades de outras regiões possam ter acesso à toda discussão.

O maior objetivo deste encontro é debater as necessidades da região e com isso, traçar estratégias para investimentos em infraestrutura, pois o Arco Norte é considerado crucial para o desenvolvimento não apenas da região, como também de todo o país.

Sua localização permite o escoamento de cargas através do Canal do Panamá, inclusive terá a presença a distância de uma autoridade responsável especificamente pelo Canal do Panamá.

No primeiro dia do fórum, haverá uma visitação ao Porto de Santana, juntamente com a participação de autoridades brasileiras, como Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro da Infraestrutura; David Alcolumbre, presidente do Senado Federal; Fabrício Julião, CEO do Brasil Export e Ricardo Falcão, coordenador do Comitê Orientador da edição 2020.

Haverá ainda o encontro entre os governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Já no segundo e último dia, a discussão será direcionada para propostas referentes a soluções para o desenvolvimento da região, sendo uma das mais relevantes para o setor de exportação do agronegócio.

Para isso, quatro tópicos serão apresentados: “O potencial do escoamento da safra do Centro-Oeste através do Arco Norte”; “A Importância da hidrovia como matriz de transporte da Região Norte”; “As necessidades e demandas dos terminais da Região Norte”, e “A mudança econômica da região por meio da exploração da indústria de Óleo & Gás”.

São várias frentes, e segundo o presidente do Conapra, Ricardo Falcão, investimentos da iniciativa privada são fundamentais para que realmente as soluções propostas sejam implementadas.

Devido à sua localização estratégica, o Arco Norte já é considerado como a via mais promissora de todo o escoamento do agronegócio do Centro-Oeste, por conta de estar próximo ao Canal do Panamá, assim como pelos investimentos que vem recebendo. Com isso, beneficiará várias transportadoras que trabalham na rota Goiás /Macapá, permitindo o escoamento de toda a produção do agronegócio da região

Investimentos esses da Praticagem do Amapá, da Marinha do Brasil e do Governo Federal. Essa ação conjunta promove o desenvolvimento da região por meio de incentivo a pesquisas e estudos para que o Porto de Santana seja aproveitado o máximo possível, bem como a construção de dois terminais privados.

O Norte Export irá promover outros fóruns em outras regiões, como na região Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, com o intuito de também de discutir aspectos tão relevantes para a economia do país.

Embora tais encontros não sejam presenciais por recomendação da Vigilância Sanitária, qualquer pessoa poderá participar pois a transmissão será pelo Zoom. Mas é necessário efetuar a inscrição no site forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação por e-mail.